Livro de Poesia - Divagações Quase Líricas - Introdução
Introdução
As Divagações Quase Líricas são desabafos simplistas deste ser vagabundo que me invade o ego em dias de um quotidiano sem inspirações de elevado gabarito, escritas sem quaisquer preocupações de estilo ou de forma, num ocasional pedacinho de papel que se apanha à mão, sem requintes estilísticos ou de um outro género que exija uma preocupação mais elaborada. Não há poeta que não as escreva. Porém, poucos são aqueles que guardam estes registos obscuros, que lhe mancham a reputação e lhes põem em causa o plectro, o estro e toda a sua poesia.
Contudo, este divagar despreocupado, espelha sem preconceitos a matriz mundana de quem os inscreve nos seus textos, registando estes devaneios sem se preocupar com rótulos de mediocridade ou de incompetência poética. Afinal, tratam-se somente de apontamentos de um prato que em vez de confecionado e testado acabou por se bastar a si mesmo, no momento em que foi escrito, sem querer servir outros propósitos mais ou menos eruditos.
A todos os que se derem ao trabalho de ler estas Divagações Quase Líricas pede-se que as entendam como momentos de espontaneidade simples e sem objetivos ou aspirações de índole poética.
Gil Saraiva